Psicóloga

Freando a irritação!

A irritabilidade pode ser uma junção de muitas coisas, frustrações, diversos sentimentos não elaborados, conflitos familiares, sintoma de um transtorno psicológico não diagnosticado, entre outros.
A irritação é algo que causa mal estar tanto para quem está irritado como para quem convive com alguém irritado. 

Há certos gatilhos que podem aumentar a irritação, invasão de espaço, falta de limites, palavras desrespeitosas, pensar no trabalho, insônia, dinheiro, palavras não ditas, situações mal resolvidas. 

Frear a irritação não é um processo fácil, pois muitas vezes ela nos faz agir de maneira impulsiva e inconsequente, o que leva a certo descontrole e mal estar com aqueles que estão à nossa volta ou com quem acaba sendo alvo da nossa irritação, e com isso pode gerar uma bola de neve, o outro recebe minha irritação e essa irritação pode retornar para mim com mais irritação e virar um campo de guerra, um espaço que não se dá para conter a ira, gerando um caos emocional.

Lidar com a irritação é uma habilidade que se aprende com a prática, paciência e autoconhecimento, como ela é uma resposta emocional, você precisará entender o que está por trás da irritação, o que nem sempre é fácil, mas um dos caminhos é poder olhar suas emoções, para coisas que você não quer admitir, para coisas que você tenha idealizado e não tem conseguido realizar, também precisará separar o que é seu e o que é do outro e traçar limites, a fim de que isso não afete ainda mais suas emoções.  

Não fazer nada a respeito da sua irritação pode deixar as coisas ainda mais complexas, mas, reconhecer e olhar para sua irritação também pode ser um caminho para sua cura interior.  

Referência: Podcast vibes em análise.
Por: Flavia Fauquet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agendar uma Reunião
Clinica Psis
Olá
Podemos ajudá-lo?