Queria que você pensasse nesse momento, o que você sentiu ao acordar? Medo, ansiedade, alegria? O que você pensou no caminho para o trabalho ou academia? “Hoje vai ter uma aula legal, vou sair com meus amigos, vou ter um dia estressante”?
Quando você chegou no trabalho ou na academia o seu sentimento mudou? Ou você continuou ansioso, com medo ou com alegria? E quando você chegar em casa como vai ser? Você vai relaxar, vai dormir, vai ser bom ou vai ser ruim?
Agora comece a perceber o seu corpo, ele está relaxado, tenso, com dores, há alguma região que está doendo, e o que você fez ou fará com essas dores?
Todo esse exercício até aqui, nos ajuda a perceber a forma como nós pensamos, sentimos, o autocuidado que temos, e como tudo isso afeta nossa saúde mental.
Quando damos atenção à saúde mental, podemos aprender a nos olhar, a nos escutarmos, a procurar dar sentido ao que nos acontece, a exercer a empatia e a resiliência. A melhor forma de cuidar de nós, é compartilhando, se conectando, interagindo e acolhendo, seja conosco, seja com o nosso próximo.
A vida pós pandemia trouxe muitas mudanças, tivemos que nos adaptar e nos readaptar. Muitos de nós estamos tentando compreender o que está acontecendo com a vida, alguns estão com vergonha para compartilhar suas experiências, ficando preocupados em como as pessoas vão reagir, ou acham que ninguém vai dar ouvidos, ou talvez olhe para as pessoas a sua volta e ache que todo mundo se readaptou e que está tudo bem, mas de repente tem um monte de gente que está como você, mas não consegue se comunicar.
Viver é um desafio diário, há momentos que estamos super animados, queremos estar perto dos amigos, sair, mas tem momentos que bate uma insegurança, duvida, questionamentos sobre o que fazer, o que sentir. Há momentos que são sombrios e as coisas mudam sem nossa vontade, momentos em que tudo é muito intenso, acontece muito rápido, são muitas exigências, pressão dos amigos, pressão do trabalho, e então, como lidar com tudo isso?
Primeiro, precisamos entender o que é saúde mental. É um estado de bem estar em que você pode colocar suas próprias habilidades em ação, pode lidar com as tensões normais da vida e trabalhar de forma produtiva e sendo capaz de contribuir com a comunidade, indo além da ausência de transtornos mentais como depressão, ansiedade, por exemplo. Não quer dizer que você estará feliz o tempo todo, ou se sentirá bem o tempo todo, a saúde física, o social, o bem estar emocional, espiritual, e o lado profissional, podem influenciar em nossa saúde mental. Em alguns momentos da nossa vida, vai ser um pouco mais difícil exercer o cuidado com a nossa saúde mental como foi no inicio da pandemia, ter uma nova adaptação e ter que se habituar a nova rotina, então, existem momentos que é normal nos sentirmos ansiosos, preocupados, tristes frente a situações que nos trazem ameaça, perigo e dor. Haverá dias que serão mais fáceis e outros não e vamos precisar de práticas de cuidados para que fiquemos bem.
Cada um vive de maneira diferente e lida com os problemas da vida de formas diferentes, há pessoas que vão usar o humor, outras vão se isolar, há pessoas que vão usar a comida como forma de aliviar a dor ou mergulhar nos exercícios, outros vão ficar tristes. Somos tomados por emoções diversas, e ás vezes, é até difícil falar o que estamos sentindo, pois aparece tudo junto, raiva, tristeza, alegria, e temos emoções que não sabemos se podemos sentir, ou então ficamos desconfortáveis com certas emoções e não queremos admitir que temos, por exemplo, quem poderia admitir que já teve inveja? É mais fácil falarmos que o outro teve inveja do que nós mesmos.
Somos impactados pelas emoções. As emoções não existem boas ou más, elas são uma parte natural e essencial do ser humano, podem ser como o mar, uma hora está calmo sem ondas, outras são como ondas agitadas que até temos medo de como elas vem. Claro, é preferível experimentar excitação, calma e alegria. Mas também há momentos em que a tristeza, a frustração ou o luto serão experimentados. Não é incomum sentir que as emoções fogem de nosso controle, sabe aquela sensação de “perdi a cabeça, não sei porque disse aquilo, eu não queria ter feito isso, estou chorando do nada”?, é o acumulo de situações que você está enfrentando, ou de situações que você não sabe como lidar.
Mas haverá momentos que haverá muitos prejuízos, principalmente quando se está em constante estresse, aquela tristeza que vira depressão e que tira a vontade de fazer as coisas que te davam mais prazer, ou quando você passa a ter medos que te impedem de trabalhar, sair de casa por exemplo.
Por isso que se fala tanto de saúde mental, pois quando você passa a ter autoconhecimento de si e das suas emoções, você pode reconhecer suas fraquezas, forças, os pontos positivos e negativos, analisar de forma criticamente as situações e se sentir mais seguro com o que faz. Saúde mental é o que traz equilíbrio a nossa vida, e o que nos ajuda a ter maior desenvolvimento e lidar de forma saudável com nossas emoções. Também vai ser importante olhar para nós para que possamos buscar ajuda quando a vida não vai bem.