Psicóloga

O ideal não é ser extrovertido, o ideal é ser você!

Susan Cain, autora do livro “O Poder dos Quietos”, relata que muitos introvertidos podem ser mal compreendidos e não valorizados pelo seu jeito de ser. O jeito quieto e introvertido muitas vezes não é aceito por muitos, principalmente em culturas que são totalmente extrovertidas, onde se prioriza mais o homem da ação do que o homem contemplativo, o que faz com que os introvertidos possam ser olhados como menos capazes ou menos sociáveis, ou mesmo criar crenças falsas de que extrovertidos sejam melhores por suas habilidades de comunicação e interesses.

Numa cultura extrovertida, pode parecer que o mundo foi projetado somente para os extrovertidos, principalmente quando se é difícil aceitar o silêncio, quando o introvertido prefere a solidão, não necessariamente é uma coisa ruim, mas sim uma forma de ajudar na criatividade e no “carregar as baterias” para lidar com as demandas do dia a dia.  

Introvertidos e extrovertidos tem habilidades diferentes, o introvertido, por exemplo, pode ter uma capacidade de reflexão profunda, empatia e uma liderança cuidadosa ao observar o ambiente em que está inserido, é necessário que ambientes educacionais e profissionais possam respeitar e ajudar a desenvolver as habilidades sociais necessárias não só dos extrovertidos, mas também dos introvertidos. 

A autora chama a atenção de que o mundo precisa de todos, dos que amam o barulho, mas também dos que amam silêncio, dos que amam a ação e dos que amam a contemplação. As diferenças entre esses grupos são valiosas, se soubermos respeitar a natureza de cada um, podemos aproveitar ao máximo suas habilidades. A autora lembra que grandes nomes como Bill Gates, Einstein, J.K.Rowling são pessoas introvertidas que tiveram grande influência no mundo, mesmo tendo uma preferência por ambientes mais calmos e reflexivos, ela nos desafia a olhar não somente para uma forma de ser e fazer, mas entendermos que a extroversão nem sempre é melhor e mais vantajosa, mas que pessoas introvertidas devem ser respeitadas em sua singularidade.

Fonte da imagem: https://entreassarjetas.wordpress.com/

Por: Flavia Fauquet


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agendar uma Reunião
Clinica Psis
Olá
Podemos ajudá-lo?